INAUGURADO O NOVO COMPLEXO AGRO-INDUSTRIAL DE PROCESSAMENTO DE FARINHA DE MILHO EM NAMPULA

O acto teve lugar no dia 25 de Agosto corrente na Fábrica de Produtos Alimentares do Norte – PAN e foi presidido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

A unidade industrial foi financiada pelo programa SUSTENTA num investimento de 128 milhões Meticais, possui 8 000 produtores integrados por intermédio de 100 Pequenos Agricultores Comerciais Emergentes (PACE’s) do SUSTENTA, apresenta uma capacidade de produção de cerca 26 400 Toneladas por ano e um armazenamento 7 500 Toneladas.

No discurso de ocasião, o presidente da República deixou saber que esta Fábrica irá absorver o excedente da produção de cerca de 60 000 pequenos produtores dos distritos circunvizinhos da capital provincial de Nampula.

Num outro momento, o governante afirmou que esta inauguração ocorre num momento em que Moçambique regista na Campanha Agrária 21|22 uma queda acentuada no preço desta cultura e um dos maiores crescimentos na produção de milho dos últimos anos, tendo subido 30% e alcançado uma cifra de cerca de 2,4 milhões Toneladas contra as anteriores 1,8 milhões Toneladas.

Artigos relacionados